You are currently viewing Como está o mercado de estruturas metálicas?

Como está o mercado de estruturas metálicas?

Hoje, no Brasil, cerca de 4% dos edifícios com até cinco pavimentos estão sendo construídos utilizando aço. Há 10 anos isso não chegava a 1%, então é notável o potencial do país, comparando com o que é feito nos países desenvolvidos. Lá fora, cerca de 50% (em alguns casos chega até a 65%) dos edifícios são construídos utilizando aço.

Nos últimos dois grandes eventos sediados no país, Copa do Mundo e Olimpíadas, as estruturas utilizadas na construção de terminais, ginásios e estádios foram de estruturas metálicas. É um mercado promissor. No estado do Ceará, instalação da Siderúrgica do Pecém é vista com bons olhos. “Com certeza já impulsionou a economia do estado e vai abrir novas perspectivas em relação ao uso de estruturas metálicas. Acredito que passando esse momento de crise, pois toda crise se instala e depois passa, as estruturas metálicas com certeza serão utilizadas com muito mais frequência do que hoje”, afirma o professor Marcos Alberto Ferreira.

Quando o Brasil estava vivendo o “boom” da engenharia, com economia crescente e aquecida, o número alto de construções levou ao encarecimento da mão de obra. Encareceu, mas não se qualificou. Então, o empresário se viu obrigado a desembolsar para pagar essa mão de obra sem especialização, que passou a exigir mais. Ele chegou à seguinte conclusão: substituí-la por equipamentos e ferramentas e utilizar sistemas industrializados na construção. Um desses sistemas é a estrutura metálica.  

Os países desenvolvidos já passaram por essa fase, o que deve acontecer aqui também. Daqui a dois ou três anos, quando a crise acabar e voltar novamente o “boom”, provavelmente o empresário não vai querer pagar um valor alto por uma mão de obra sem qualificação, mas substituir por algum sistema industrializado, como as estruturas metálicas.

Deixe um comentário